História

Quase 60 anos de trajetória!

Conforme registro histórico do Conselho Regional Espírita na região do Triângulo Mineiro, escrito por Leonel Sivieri Varanda, ele descreve o surgimento da Confraternização das Mocidades Espíritas do Triângulo Mineiro (COMMETRIM), que teve como objetivo dinamizar o Movimento Espírita Regional e unificar os espíritas na região. A COMMETRIM surgiu na década de 60 com a permissão de Jesus Cristo, e foi idealizada por Argemiro Evangelista Ferreira, junto ao companheiros, Manuel Tibúrcio Oliveira, Jarbas Leone Varanda, e demais que idealizaram do movimento, junto com outros confrades da região. A primeira Confraternização foi realizada em Ituiutaba em 1964, e desde então tem como objetivo seguir as finalidades descritas por Allan Kardec em "O Livro dos Médiuns" no item 334.

A COMMETRIM é dirigida por uma Diretoria Executiva escolhida fraternalmente ao final da reunião anterior. A dinâmica da reunião é regida pela realização de três Prévias, onde se escolhe o Tema Central, formam-se comissões para os diversos departamentos e são definidos os responsáveis pelos estudos, palestras e exposições. Durante a reunião, as comissões se reúnem em salas separadas para discutir assuntos de alto interesse para aprendizado e posterior aplicação em Casas Espíritas.

A especialização de tarefas é uma das características mais marcantes da COMMETRIM. Os departamentos se transformam em núcleos de aprendizado prático, estudando especificamente uma matéria, com elevada eficiência e produtividade para os participantes. A Casa Espírita tem a oportunidade de formar novos colaboradores e aperfeiçoar os trabalhos dos diversos departamentos da casa.

Enfim, a COMMETRIM é portadora de inúmeros benefícios, como a dinamização do Movimento Espírita Federativo e a oportunidade para jovens e adultos receberem orientações doutrinárias seguras, se especializarem em seu setor de trabalho, dinamizarem o movimento, colaborarem com a Casa Espírita no desenvolvimento dos trabalhos e terem motivação nas tarefas. A cidade sede da reunião é escolhida próximo durante a 2ª prévia de cada edição.

Acompanhe nossa linha do tempo, construída com as informações referentes aos temas trabalhos e cidades de cada edição da Confraternização de Mocidade e Madureza Espíritas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

A ideia de organizar uma Confraternização que possibilite que as mocidades do Triângulo Mineiro troquem frutos sobre o Espiritismo vai tomando forma, com o apoio sequencial dos órgãos unificadores e das cidades vizinhas. Um ano depois, no princípio de 1964, em uma reunião basilar realizada em Uberlândia, foi lida uma mensagem psicografada por Francisco Cândido Xavier, de autoria de Eurípedes Barsanufo, patrono do evento, que pontuava:

"Aos queridos amigos do Triângulo Mineiro, [...] a nossa marcha continua e, como sempre, irmãos meus, confirmo a promessa de seguir convosco até a suprema vitória espiritual”. 

Assim, juntaram-se companheiros de Ituiutaba, Uberlândia, Uberaba, Araguari e Frutal, além través de um consenso entre as antigas Regionais Triângulo Norte e Sul com o apoio das Alianças Municipais Espíritas, confirmando o nascimento da COMMETRIM, a Confraternização das Mocidades Espíritas do Triângulo Mineiro; firmada, durante o ano, com duas prévias itinerárias que também levaram à aprovação do regimento do evento.  A escolha pela datas serem ao fim do mês de outubro ou no primeiro fim de semana de novembro expressava uma tentativa de coincidir com o feriado de Finados, para que a maioria pudesse estar presente, em face do feriado em todo o país. 

Pelo alcance positivo do evento, em 1971, Chico sugeriu que fosse adicionado mais um "M" à sigla,  representando o grupo da madureza. Já o acréscimo da região do Alto Paranaíba ao nome do evento sucedeu-se pelo apoio e participação também ativos das respectivas cidades no evento. E brevemente, ambos passaram a ser parte essencial na história da Confraternização

No decorrer dos anos, o evento seguiu com temáticas centrais e salas transversais, com estudo da Doutrina Espírita adaptado para a Infância, Juventude, Mediunidade, Família, Difusão Doutrinária e  Assistência Fraterna; além das plenárias e momentos culturais.

Em 2020, por meio de uma mudança no regimento interno da COMMETRIM, foi definido que as próximas edições aconteceram sempre no primeiro fim de semana de maio, a fim de homenagear o patrono Eurípedes Barsanufo. A alteração também foi motivada em função dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, que geralmente acontecem nos fins de semana de novembro. 

A COMMETRIM, atualmente, conta com a participação dos seguintes Conselhos Regionais Espíritas, da Regional Triângulo, ligados a União Espírita Mineira 


Por fim, a Confraternização das Mocidades e Madurezas Espíritas do Triângulo Mineiro e Alto Paraíba é categorizada como o segundo evento espírita mais longevo no âmbito de Minas Gerais e o quarto, perante o território nacional.