2ª COMMETRIM Virtual
2ª COMMETRIM Virtual
Acontecerá no próximo feriado do trabalhador, dia 01/05/2021 (sábado), das 9 às 16 horas, a 2ª Confraternização de Mocidade e Madureza Espíritas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (COMMETRIM) em formato virtual, com o tema central “Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem”, em plataforma remota e com transmissão em vários canais parceiros.
O evento se tornou um marco histórico pela unificação do movimento espírita no Estado, por sua longevidade, aproximando aos 60 anos de realização ininterrupta. A COMMETRIM tem como objetivos esclarecer e consolar corações, bem como divulgar a Doutrina Espírita e propagar a Boa Nova do Mestre Jesus e também prestigiar o seu patrono Eurípedes Barsanulfo, mineiro nascido no dia 01/05/1880, em Sacramento, na Região do Triângulo.
A programação se divide em 02 períodos: pela manhã, a partir das 9 horas, com a abertura do evento, pelo canal da COMMETRIM, no YouTube; e no período da tarde, das 13 às 16 horas, com os estudos de várias áreas doutrinárias ocorrendo em salas específicas pelo Google Meet, de acordo com a inscrição de cada participante.
A sua realização conta com a dedicação de muitos trabalhadores voluntários dos Conselhos Regionais Espíritas (CRE) do Triângulo e Alto Paranaíba: 1°CRE - Uberlândia; 2°CRE - Uberaba; 17°CRE - Pontal; 18°CRE – Alto Paranaíba; 24°CRE – Planalto e 26ºCRE – Rio
Comprometidos com a tarefa de unirmos para unificar, e, muitas vezes inabilitados , ousamos apresentar-mo-nos à última hora, para trabalharmos no campo a lavrar. Embora conscientes das nossas dificuldades, como lavradores e ainda com a terra do coração endurecida, mas sob a luz do Evangelho de Jesus, buscamos, no trabalho, compreender e semear palavras de amor e união no grupo unificador que nos acolheu. Com pouca experiência, lutamos contra as nossas imperfeições incontáveis, sustentando, no esforço de autotransformação, a fim de podermos enfrentar os desafios internos e solucionar as dificuldades externas. Dificuldades essas de desfazer o espírito milenar do nosso personalismo exagerado com ideias cristalizadas de que eu sei, eu conheço, eu mando e obedece quem tem juízo. A Doutrina Espírita, a partir de [Allan Kardec/Chico Xavier], soube "dar-se" ao Espiritismo ao invés de "apossar-se" dele, fizeram uma caminhada redentora, exemplar, para [re]implantar na Terra a semeadura do Cristo, no renascimento do seu Evangelho em “Espírito e Verdade”. Nada mais triste do que assistir no movimento de unificação, em que alguns se julgam mestres dos outros, quando, na verdade, todos deveriam colocar-se como aprendizes. Fundamentar as ações em todos os serviços prestados, o sentimento e a compreensão do seu serviço único, servir a Deus no serviço ao próximo. Recordando o memorável e querido Dr. Bezerra de Menezes: “O serviço de unificação em nossas fileiras é urgente mas não apressado.[...] é urgente porque define o objetivo [...] mas não apressado, porquanto não nos compete violentar consciência alguma”. Perdoe-nos a imperícia, as limitações, as dificuldades, porém, o que possuímos de melhor é, como pequenos lavradores na seara do Senhor, como discípulos imperfeitos, permanecermos dispostos no empreendimento de servir, exercitando o “amar ao próximo como a nós mesmos”, para sermos reconhecidos tal como Jesus orientou: “Os meus discípulos serão reconhecidos por muito se amarem”. Que Jesus receba os nossos melhores sentimentos de ternura e gratidão.
Maria Luísa "Jô" Andrade
12 de abril de 2021 - Uberaba
2º Conselho Regional Espírita (CRE)